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Grupo cria campanha Asfalto Liso, paródia da operação Lei Seca

Adesivo com logo similar ao da prefeitura é vendido por R$ 5.
Movimento cresceu na web, ganhou site e já tem plagiadores.



Uma brincadeira entre amigos acabou virando um movimento com cada vez mais adeptos no Rio. Cansados dos buracos e das ruas mal pavimentadas, um trio de amigos pegou carona na Operação Lei Seca e criou o movimento Operação Asfalto Liso, com um adesivo semelhante ao usado na repressão à bebedeira. Para ‘adesivar’ o carro, basta desembolsar R$ 5.

“Estávamos conversando sobre essas operações de choque de ordem que vêm pegando pesado em coisas que a gente até considera normal, como fila dupla, e pensando que quando eles (os governantes) querem, eles fazem. Se são tão eficientes na repressão na Lei Seca e comprometidos quando é de interesse político, por que a gente não cobra coisas que são obrigações do estado?”, pondera um dos idealizadores do projeto, Lucio Amorim, de 25 anos.

Ele conta também que a paixão por carros pesou na hora de abraçar a causa. “A gente falou de asfalto porque estamos no meio de uma galera que curte carro”, fala em referência ao clube automotivo DNS Team (DNS), do qual faz parte. E completa: “Sabemos que existem causas mais urgentes, mas não dá para abraçar todas. A gente tem que fazer uma coisa de cada vez”.

 

Para o jovem, o problema não é a falta de verba. "Não existe falta de dinheiro, mas mal uso dele. Não estamos pedindo mais verbas, mas sim o melhor emprego dela". 

Admirado com o sucesso do movimento, Lucio ressalta que o objetivo nunca foi aparecer. “A nossa ideia é ajudar a sensibilizar para o poder político que o cidadão comum tem. As pessoas estão vendo que tem voz, estamos começando a incomodar”. Segundo ele, o movimento tem o apoio não apenas dos motoristas e motociclistas, mas também de pedestres, ciclistas e até de passageiros de ônibus, vans e táxis.

“Recebi mais de mil e-mails de pedidos e mensagens de apoio, isso sem falar no alcance que isso tem. Minha mãe não acessa a internet, mas colou o adesivo no carro”.

Encontrar um motorista que nunca tenha se aborrecido com um buraco no asfalto não é tarefa complicada. As reclamações vêm de todos os pontos da cidade, desde o subúrbio até a Zona Sul.

Lucio, que trabalha com marketing no Centro da cidade, também já foi vítima do problema. “Saí à noite e peguei um buraco em Jacarepaguá. A roda empenou e o pneu ficou no chão. A Avenida Rio Branco, por exemplo, é uma das principais vias de circulação e tem péssimo estado de conservação. A qualidade do asfalto é determinada por vários fatores. A coisa é feita com fins eleitoreiros, para ficar bonito, e depois se deteriora”, critica o jovem que é dono de um Palio, mas também tem um “Chevette baixo verde limão”. Segundo ele, o “bichinho já sofreu demais” nas ruas da cidade. 

Policial encomendou 10 adesivos

Quem adere à campanha tem que entrar na fila para ‘adesivar o carro’, o hit da campanha. “Um amigo sugeriu o nome, o outro pegou o logotipo, outro digitalizou, tudo na brincadeira, até que o pessoal começou a falar que tínhamos que fazer o adesivo”, lembra ele, que já confeccionou 500 e tem outros 1.500 encomendados. A fila continua crescendo. “Um policial que ocupa um cargo alto encomendou dez adesivos”, confidencia.

O site www.asfaltoliso.com.br veio em seguida. “Com a mobilização, foi natural ter um site. Na semana passada, tivemos mil acessos, nessa semana já foram mais de 4 mil”, diz Lucio.

 

Mas ele reclama dos oportunistas que tentam ‘pegar carona’ no projeto. “O plágio é feito de coisas boas. É uma pena que as pessoas queiram aparecer”. Segundo ele, um adesivo similar ao elaborado pelos amigos tem sido vendido no site mercado livre por R$ 17.

A data da carreata ainda não foi marcada, mas deve acontecer em breve. “A gente ainda tem poucos carros adesivados porque não estamos dando conta de fazer adesivo para tanta gente”, brinca Lucio.

 

Para atender aos motociclistas, o movimento lança entre esta sexta (4) e segunda (7), uma versão menor do adesivo.

Category: adesivos de parede